terça-feira, 5 de novembro de 2013

FACEBULLYING

SABER QUE A INTERNET, A TECNOLOGIA TEM FACILITADO AS NOSSAS VIDAS ISSO É OBVIO, MAS FIQUE POR DENTRO DOS RISCO QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES ATRAVÉS DELAS TAMBÉM.

 O facebook por exemplo pode ser uma arma grave ao ser mal usada, por isso pra você que é PATRÃO ou FUNCIONÁRIO, fique atento ao que esta fazendo ou pode estar acontecendo na sua empresa,casa... 

"O assedio moral virtual é a evolução das piadas ofensivas de colegas e chefes abusivos que sempre existiram. fazer fofocas e fruticas é tão antigo quanto a humanidade. 
No mundo moderno, tais atos ganharam um nome (assédio moral) e passaram a ser punidos na Justiça. Agora, as conversas maldosas deixaram a salinha do café, os corredores escuros e ganharam a visibilidade, estão na internet- onde todo mundo pode ver.
O que não está tão claro são os limites entre o público e o privado. Nos e-mails com cópias, aumentaram a chances de uma bronca desmedida da chefia virar um enorme vexame. Nas redes sociais, comentários sobre colegas do trabalho, sobre crises com o chefe ou subordinados antes restritos às quatro paredes, são compartilhados descontroladamente.
Cerca de 90% dos processos trabalhistas são movidas por assédio ou dano moral no Brasil.Não dá pra saber, quantos envolvem meios digitais, já que legalmente o assédio tradicional e moral são tratados da mesma forma.
Através de uma pesquisa realizada pela REVISTA ÉPOCA E PELA AVG (empresa mundial de segurança da internet), onde foram ouvidos 500 funcionários de pequenas, médias e grande empresas. UMA a cada TRÊS pessoas afirmam ter sofrido algum ataque ofensivo, via redes sociais.
Embora seja uma nova modalidade de assédio, a definição legal é a mesma: Atos feitos de forma sistemática que humilham, constrangem, ridicularizam ou causam dano à honra e à imagem de alguém.
“As vítimas acabam se sentindo um lixo e podem desenvolver problemas emocionais graves, diz Margarida Barreto, professora de psicologia social da PUC-SP.”
“No assedio clássico, a pessoa termina o dia e vai embora. No virtual, o ato vai além do local físico de trabalho e pode acontecer a qualquer momento, afirma o psicólogo Sam Farley, um dos responsáveis pelo estudo.Ver seu colega ser maltratado por e-mail não é a mesma coisa de vê-lo ser maltratado pessoalmente.No on-line, não se vê a reação de quem é atacado. Não há empatia”,diz ele.

Matéria da revista ÉPOCA 09/09/13

Pense antes de fazer qualquer tipo de assédio e

Caso esteja sofrendo algum tipo de assédio, não sofra sozinho, procure ajuda.

Devido o assédio moral, algumas pessoas desenvolvem síndrome do pânico, depressão, transtorno de ansiedade, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário