segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sinais de Mentiras

Pesquisadores como Robert Feldman afirmam que escutamos cerca de 200 mentiras por dia e que durante uma conversa de 10min, cada pessoa diz em média 3mentiras.
Além disso, quando conversamos,35% das mensagens enviadas são verbais e 65%, não verbais.

Mas o que é mentira afinal ??
De acordo com Paul Ekman, psicologo a americano especialista em expressões humanas-Nomeado em 2009 como uma das 100 pessoas mais influentes da atualidade,pela revista Time. Pode-se afirmar que: a mentira é uma mensagem falsa que é transmitida de maneira consciente e intencional a fim de enganar alguém sem que este desconfie da inveracidades da informação.
Há também o Autoengano como sendo um processo mental cuja função é ocultar informações da mente consciente da própria pessoa. Ou seja, o marido que não acredita que a esposa o esteja traindo mesmo diante de claras evidencias, pode estar inconscientemente  se protegendo de uma verdade que não suportaria vivenciar naquele momento.

E por que Mentimos?
Mentimos porque desde de cedo aprendemos que a mentira é necessária para a nossa adaptação ao meio,(Benito Damasceno). Quantas vezes já nos deparamos com situações em que crianças foram repreendidas por dizerem a verdade."Que comida ruim", "Se for para mamãe diz que ela está dormindo".

SINAIS DA MENTIRA

Lembrando que a detecção de informações falsas requer um profundo preparo teórico e prático,levando em consideração o contexto, devendo ficar restrita ao cuidadoso manejo dos especialistas...

- Os "gestos do macaquinho", tapar os ouvidos, olhos e bocas (ajeitar o cabelo encobrindo as orelhas, tocar levemente a boca com um dos dedos, coçar os olhos).

- Sumiço dos lábios (Dobrar os lábios para dentro, comprimindo-os de forma intensa)pode indicar mentira ou insegurança no assunto.

- Escasso,nenhum ou intenso contato direto nos olhos. Ao mesmo em que a evitação ou falta de contato visual pode indicar falsidade, o olhar direto, tentando convencer de que esta sendo sincero, também pode ocorrer como indicio de mentira.

- Tocar no nariz. Pesquisas descobriram que quando mentimos, liberamos substâncias que causam coceira em nosso nariz.

- Elevação de apenas um dos cantos da boca enquanto o outro permanece imóvel, de modo sarcástico.Muito comum em pessoas que se consideram mais inteligentes que os demais e capazes de tudo.

- Movimentos da cabeça: A pessoa quer se afastar da situação, inclina a cabeça para traz. Ainda em referencia a congruência, espera-se encontrar discrêpancia entre os movimentos da cabeça e da fala, no caso da mentira, o "não" verbal pode ser contrario ao movimento da cabeça em sinal de "sim".

-Mãos e Braços: braços se cruzam em postura defensiva e aparecem tremores nas mãos. Ocorre uma diminiução dos movimentos das mãos, que chegam até no encobrimentos delas, escondendo-as no bolso,etc.

Vale ressaltar que esses são alguns dos possíveis gestos eque ocorrem de maneira inconscientemente.


(revista psique numero 92, pg 24 à 31)


Deixe seu comentário, duvidas e sugestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário